Menu Lateral
 
São Vicente de Minas, 27 de Maio de 2017 :: 12 visitantes online.

Conheça o Secretário

Afonso Maria de Carvalho é Engenheiro Agrícola, formado pela UFLA (Universidade Federal de Lavras). Logo que se formou veio para São Vicente dar aulas na Escola Agrícola, onde ocupou o cargo de diretor em alguns períodos e aí permaneceu até seu fechamento, por falta de condições financeira da Prefeitura para a sua manutenção. Aí assumiu o cargo de Secretário de Agricultura e Meio Ambiente no governo da Nava e o ocupa até os dias de hoje.

Como Secretário procurou priorizar o atendimento ao pequeno produtor rural, principalmente os que vivem de sua terra, hora com fornecimento de máquinas e equipamentos a custo zero para diminuir o gasto com suas lavouras, hora orientando sobre as melhores práticas.

Adepto da produção orgânica, por muito tempo cuidou de uma horta na Escola Agrícola e hoje a mantém no programa “Mais Educação”, com a participação efetiva dos alunos que ali estudam, com objetivo de dar alimentação saudável para as crianças e que elas possam ser incentivadas a fazer o mesmo em suas casas. Para efeito de exemplo o brasileiro consome, em média, mais de 5 lts. de agrotóxicos por ano.

Na parte de Meio Ambiente implantamos a coleta seletiva no município dando destinação correta ao lixo, plantamos diversas árvores por todo o município, promovemos, em parceria com a CEMIG, soltura de peixes no Rio Aiuruoca desde 2005, com a participação de alunos das Escolas do município, etc.


ATENDIMENTO

Horário de atendimento: Segunda a sexta, de 8:00 às 11:00 h e de 13:00 às 17:00 h.  

Serviços prestados:

CAR (Cadastro Ambiental Rural)

Cadastramento:

A Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas oferece este serviço para o Pequeno Agricultor Rural.

Documentos necessários: Documentos da propriedade e do proprietário (RG e CPF).

CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural) junto ao INCRA.

Além de oferecer o serviço normal do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a todos os produtores, também oferece o serviço da parte contábil aos agricultores familiares, ou seja, aqueles que vivem da terra.

Documentos necessários:
- para consulta e esclarecimentos a todos os proprietários: CPF do proprietário ou do declarante (quando for em condomínio),
Para cadastramento: Cópia + original ou cópia autenticada dos seguintes documentos:
- Certidão de Inteiro Teor (expedita pelo cartório de registro de imóveis);
Obs.: a validade da Certidão de Inteiro Teor é de 30 dias;
- CPF e RG do titular ou em caso de condomínio, de todos os condôminos;
- CPF e RG do cônjuge no caso dos proprietários serem casados ou manterem uma união estável;
- Certidão de casamento;
- CAR (Cadastro Ambiental Rural), é importante, mas pode-se fazer sem ele;
- Produção da propriedade nos últimos 12 meses, ou seja, o que você plantou, em qual área, quantidade colhida e média de animais por mês, nos últimos 12 meses. Não é necessário saber a quantidade de leite produzida;


AÇÕES

·    Coleta Seletiva de Lixo

A Coleta seletiva de lixo é realizada em todo o município de São Vicente de Minas desde 2011. Hoje este serviço é terceirizado, Ficando a cargo da empresa Verde Renova Comércio de Materiais Recicláveis – ME.
Alguma reclamação ligue: 035-992220493
Conseguimos dar destinação correta aos pneus inservíveis que poluem o meio ambiente além de acumular água de chuva, sendo local propício para criação de pernilongos transmissores de doenças como a dengue, virus zika e febre chikungunya.


Fala Secretário:

“Pensando em coleta seletiva, pedimos a colaboração da população no sentido de procurar melhorar a cada dia esta separação do lixo seco do molhado, colocando na rua nos dias previstos para a coleta do molhado (segunda, quarta e sexta) e do seco (terça, quinta e sábado). Pedimos a colaboração dos cidadãos para colocarem o lixo antes do caminhão passar. Ele pode atrasar um pouquinho, por ser um processo dinâmico, mas sempre passa. Só com a consciência de que cada um tem um papel importante neste processo é que conseguiremos atingir o nosso objetivo, que é o de reaproveitar o máximo possível do nosso lixo. Pedimos a colaboração também no sentido de procurarmos produzir menos lixo porque estamos produzindo lixo demais e isto não é bom para o meio ambiente. Temos que nos conscientizar que cada um de nós é responsável pelo mundo que vivemos. Façamos a nossa parte sem nos preocupar com o que o outro está fazendo. Precisamos chegar ao ponto em que os outros vão melhorar sua atitudes porque nós fazemos a nossa parte e não piorarmos porque os outros não fazem a parte deles. Pensem nisto.”

Rejeito: é a parte dos resíduos sólidos que não permite reaproveitamento. Seguindo orientações dos órgãos ambientais competentes, desde dezembro próximo passado, estamos encaminhando o rejeito para um aterro sanitário, ou seja, estamos 100% ambientalmente correto. Neste sentido pedimos também às pessoas mal avisadas que não joguem lixo na porteira onde estão as valas desativadas, porque, além de ser um ato irregular, pode gerar multa e até processo, tenham certeza que estaremos de olho. O boletim de ocorrência já foi lavrado.

CONTATO

Afonso Maria de Carvalho
(35) 3323-1350
agricultura@saovicentedeminas.mg.gov.br


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, nº 81 Cep: 37.370-000 - Cidade: São Vicente de Minas / MG
Tel.: (35) 3323-1350 - Email: tecnologia2@saovicentedeminas.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 08:00 ás 17:30
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: