Menu Lateral
 
São Vicente de Minas, 23 de Julho de 2017 :: 39 visitantes online.

Escola Municipal “São Vicente Ferrer”

Programa Novo Mais Educação

Escola Municipal “São Vicente Ferrer”
Rua Padre Flávio nº  315
Bairro: Centro
Telefone: 35 3323 1314
E-mail: emsvfsvm@gmail.com
Horário de funcionamento: 7h às 11h20 
4º e 5º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais
                                    13h às 17h20 – 1º e 3º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais

 


A ESCOLA MUNICIPAL “SÃO VICENTE FERRER” é integrante do sistema Municipal de Educação, do Município de São Vicente de Minas, no Estado de Minas Gerais. Foi criada pela Lei Municipal nº 1.145 de 30/06/99 e  Portaria SEE/MG nº 891 de 31/12/99, pelo então D.D. Prefeito Municipal Paulo Roberto Gonçalves de Oliveira, devido à municipalização das turmas de 1ª a 4ª série da Escola Estadual José Bonifácio (Res. SEE/MG 8.704/98 ) publicada no MG de 07 de fevereiro de 1998 e da  Escola Estadual Visconde de Arantes (Res.SEE/MG nº 8771/98), publicada no MG 09 de fevereiro de 1998, autorizadas pelo Secretário de Estado de Educação, Sr. João Batista Dos Mares Guia, no governo do Sr. Eduardo Azeredo,  para ministrar o Ensino Fundamental  – Anos Iniciais -   Ciclo de Alfabetização à 4ª série.
A União Brasileira de Educação e Ensino - UBEE , representada pelo seu Diretor Vice-Presidente Ir José Manoel Pires Alves, assinou um termo de convênio em 08 de outubro de 1998  com o município, representado pelo D.D. Prefeito Municipal Paulo Roberto Gonçalves de Oliveira, objetivando a colaboração entre os mesmos, com vistas ao atendimento da clientela escolarizável das cinco primeiras séries do ensino fundamental , formando a atual Escola Municipal São Vicente Ferrer que passou a funcionar na Rua São Vicente Ferrer, nº 610, no prédio do Colégio Marista.
Em 2001, as escolas rurais municipais e municipalizadas também foram totalmente integradas à Escola Municipal São Vicente Ferrer. Devido ao grande número de turmas, esta escola, mesmo mantendo sua sede no prédio dos Irmãos Maristas, passou a atender algumas turmas no prédio Municipal denominado Dona Maria das Dores (Escola Municipal São Vicente Ferrer), ), na Rua Padre Flávio, nº 315 , Centro, São Vicente de Minas - MG.Esse convênio  permitiu que os alunos do município de São Vicente de Minas e região estudassem, gratuitamente, numa escola diferenciada:  uma experiência pioneira e vitoriosa de parceria entre os Irmãos Maristas, o Estado de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas, tornando Minas Gerais a primeira experiência de parceria no campo da educação formal.
Em dezembro de 2010, em decorrência do contexto imposto pela nova  Lei da Filantropia, Lei nº 12.101 de 27 de novembro de 2009 e Decreto 7.327/10,  fez-se necessário um reordenamento de toda Área Social da UBEE o que inviabilizou a manutenção da parceria  com a Prefeitura Municipal, culminando, assim,  na mudança definitiva da Escola Municipal São Vicente Ferrer para sua sede à Rua Padre Flávio, nº 315  , São Vicente de Minas- MG, na Rua Padre Flávio, nº 315 , Centro, São Vicente de Minas - MG.


Diretora
Responsável por dirigir a unidade escolar em suas funções pedagógicas, administrativas e de pessoal. Responde pela aplicação das políticas e diretrizes gerais fixadas pelos órgãos responsáveis pela Educação como ME e SEE/MG, exercendo estrategicamente o planejamento, controle e supervisão geral das atividades, com vistas ao alcance dos objetivos desejados, animando as ações planejadas pela Secretaria Municipal de Educação.
Evânia de Fátima Villela Nunes Fernandes

Equipe de Especialistas
Supervisor Pedagógico
É responsabilidade dos Supervisores Pedagógicos, assessorar e acompanhar o processo educativo, dando suporte aos professores, acompanhando o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes e fazendo interface com os pais/responsáveis e especialistas.


Orientador Educacional
É responsabilidade dos Orientadores Educacionais, assessorar e acompanhar o processo educativo, dando suporte aos estudantes, acompanhando o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes e fazendo interface com os pais/responsáveis e especialistas.
Os Especialistas de forma geral, estão organizados de acordo com os segmentos e são compostos por Supervisor(a) Pedagógico(a) e, Orientador(a) Educacional.
1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais
Marina Rezendede  Carvalho


Supervisora Pedagógica

Silvana Guimarães Pinheiro Oliveira
Orientadora Educacional

4º e 5º anos Ensino Fundamental Anos Iniciais
João Marcos Vilela Oliveira

 

Supervisor Pedagógico

Nádia Reis Chaves Costa
Orientadora Educacional

Secretária Escolar

É a responsável pelos serviços de secretaria que realiza todas as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida com aval do Secretário responsável e da Direção da Escola.

Christiane Godinho dos Santos

 

Secretária Escolar

Cleide Nei Aparecida Menezes de Paula
Auxiliar de Secretaria Escolar

Assistente Social

O assistente social deverá trabalhar com ações educativas e não só com soluções de problemas, entendendo que a educação se constitui em uma política social que tem como compromisso garantir os direitos sociais, consequentemente podendo apresentar uma ampliação do conceito de educação impregnado na sociedade atual.

Flávia Maria Carvalho

Nutricionista
O nutricionista é um profissional essencial para a adequada execução do PNAE. Compete ao nutricionista responsável técnico, assumir as atividades de planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação de todas as ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar.

Cíntia Ribeiro Nepomuceno


Equipe de Professores Regentes

1º Ano
Urcelina E. Araújo Sena
Karla Maria Villela Araújo
Ana Paula Fonseca Silva
AlessandraCarolina Cruz
Suelen Christian de Arantes

2º Ano
Rosângela Maria Zaqueu de Almeida
Silmar Cristina Santos
Rosana Teixeira Meirelles Junqueira
ElziraCristina Almeida Diniz

3º Ano
Nancy Antônia Frausino Araújo
Kátia Cilene da Silva Ribeiro
Sandra Maria da Fonseca Bernardino
Edna Fonseca de Andrade
Liliane Corina Santos

4º Ano
Kátia Cilene da Silva Ribeiro
Maria Aparecida Giovânia Oliveira
Ivanete Ane de Oliveira
Talitha Maria de Araújo Barros

5º Ano
Gilza Cristiane Teixeira Santos
Ana Maria Arantes Vieira
Liliane Corina Santos
Nancy Antônia Frausino Araújo
Silmar Cristina Santos

Professores de Educação Física
Anna Paula Silva
Tiago de Carvalho Lima

Professores de Ensino Religioso
Ana Paula Fonseca Silva
Ana Rita Ferreira de S. Diniz

Professora de Arte
Maria Isabel Arantes

Professores de Apoio Pedagógico
Ana Rita Ferreira de S. Diniz
Sandra Lúcia Junqueira Meirelles

Professor de Biblioteca
Andréa Godinho da Fonseca Oliveira

Professores Eventuais
Marilene Moreira de Moura
Pedro Ivan Oliveira Vieira

Monitoras Infantis
Dayanne de Oliveira Ferreira
Elciane de Assis Polidoro

Auxiliar Administrativo
Myrian Abigail Araújo

Auxiliares de Serviços Gerais
Maria Goreti Fonseca de Andrade
Maria Cristina de Andrade
Margarete Maria de Paula
David Bruno da Silva
Bianca das Dores Sousa
Maria das Dores Almeida Iglesias
Maria José Melo Sandim
Leidiane Zilá da Silva
Maria das Dores de Noronha Silva
Erlani Aparecida da Silva Carvalho
Valdirene Braga Teixeira
Mônica Aparecida Leite da Silva
Paula Andreza da Silva

Auxiliar de Manutenção
Marlei Barbosa Reis

Serviços prestados
Guarda e expedição de documentos
A Secretaria da Escola é responsável pela guarda, expedição de documentos e registro sistemático dos fatos relativos ao estabelecimento de ensino e a cada aluno, tendo por finalidade assegurar a verificação da identidade de cada aluno e da regularidade e autenticidade de sua vida escolar. Através do Decreto Municipal nº100/2013 na Secretaria encontram-se também arquivados os documentos das seguintes escolas:

- Escola Estadual Visconde de Arantes
- Escola Estadual José Bonifácio 1ª a 4ª série
- Escola Estadual Fazenda da Tubarana
- Escola Estadual Porto Feliz
- Escola Estadual Fazenda Pitangueiras
- Escola Estadual Fazenda Bela Vista
- Escola Estadual Fazenda do Cotia
- Escola Estadual Fazenda Joaquim Araújo
- Escola Municipal Coronel Antônio Bernardino de Araújo
- Escola Municipal do Baú
- Escola Municipal Antônio Alberto Godinho
- Escola Municipal João Evangelista de Carvalho
- Escola Municipal Juvenal Villela
- Escola Municipal Gonçalves Dias
- Escola Municipal João Ribeiro dos Reis Junqueira
- Escola Municipal Agrotécnica Joaquim Maximiano de Oliveira

Prova de certificação

Espaços Escolares

Biblioteca
A Biblioteca da Escola conta neste ano com uma funcionária. Os alunos participam de uma aula semanal. São desenvolvidos projetos de leitura, apresentações e dramatizações.

Laboratório de Informática
Aprendendo com a tecnologia,os alunos participam das aulas no laboratório de informática com muito entusiasmo.

Pátio – Quadra esportiva coberta
 A Escola adquiriu jogos para o recreio como: cordas, bambolês, jogos de tabuleiro, mesa de pingpong, amarelinha e bolas, organizando melhor este momento.

Refeitório
O refeitório nas escolas funciona como uma extensão da cozinha de casa, o lugar onde são moldados os valores relacionados à alimentação, à experimentação de novos sabores e a descoberta da importância dos hábitos saudáveis.Quando sentados à mesa as crianças aprendem com os colegas a identificar novos alimentos, a compartilhar suas refeições, a  se servir e testar sua autonomia.

Escovódromo
Local adequado para que as crianças realizem a higiene bucal sob orientação das professoras e com atendimento da equipe de dentistas.


Pátio coberto
Espaço onde se realizam os eventos da Escola como:  auditórios, apresentações, reuniões de pais e responsáveis, momento cívico,bingo em comemoração ao dia do estudante, etc.

Sala de reuniões
Sala usada para apresentações, palestras, reuniões, capacitações e outros eventos.

Atividade complementar

Reagrupamento
A Escola conta com professoras recuperadoras. Os alunos são reagrupados conforme suas necessidades de aprendizagem, através de diagnósticos realizados pelos professores regentes sob orientação doserviço de Supervisão Pedagógica.

Atividades 2017

Reunião de pais
Carnaval das crianças
Festa do Livro Didático – 1º ano
Peixamento no Rio Aiuruoca – 3º ano
Auditórios
Páscoa dos professores
Dia das mães
Festa Junina
Visita nos Bairros – 3º ano
Projeto “+ amor por favor” desenvolvido pela Orientadora Nádia Chaves

 

 


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, nº 81 Cep: 37.370-000 - Cidade: São Vicente de Minas / MG
Tel.: (35) 3323-1350 - Email: tecnologia2@saovicentedeminas.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 08:00 ás 17:30
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: